Com o objetivo de valorizar e promover o património natural a nível local, Rede de Bibliotecas Escolares, Autarquias e Bibliotecas Municipais aderentes, Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Comunidades Intermunicipais Lezíria e Médio Tejo e pelo Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria e Médio Tejo encontram-se a organizar o concurso ‘Vamos fotografar o nosso património natural’.
A iniciativa, que apresenta o objetivo de fotografar o Património Natural dos concelhos e fomentar, reconhecer e premiar a capacidade e criatividade fotográfica dos participantes, é direcionada a todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei e, igualmente, à comunidade local, estando dividida em três fases e cinco escalões:
Fase Escolar: até 17 de fevereiro de 2023
Fase Municipal: até 31 de março de 2023
Fase Intermunicipal: até 17 de abril de 2023
1.º Escalão: Estudantes do 1.º ciclo do ensino básico
2.º Escalão: Estudantes do 2.º ciclo do ensino básico
3.º Escalão: Estudantes do 3.º ciclo do ensino básico
4.º Escalão: Estudantes do ensino secundário
5.º Escalão: Comunidade local
Em relação à comunidade escolar, as fotografias deverão ser enviadas até ao dia 17 de fevereiro de 2023 para o endereço de email do Agrupamento de Escolas.
No caso da comunidade local (fase municipal), os residentes ou trabalhadores no Concelho de Vila de Rei poderão inscrever-se até ao dia 17 de fevereiro de 2023 na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires ou através do correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Os inscritos deverão depois enviar uma única fotografia acompanhada de um título ou de uma frase alusiva ao tema (160 caracteres no máximo) até ao dia 31 de março.
A fase intermunicipal irá depois congregar os vencedores das diferentes fases municipais, onde será escolhido um vencedor por escalão em cada comunidade intermunicipal participante: Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIMOESTE). Serão considerados a concurso os trabalhos realizados sobre o tema do património natural do respetivo concelho. Cada participante poderá concorrer no município em que reside ou trabalha, apenas com uma única fotografia, inédita, da sua autoria, acompanhada de um título ou de uma frase alusiva ao tema, com o máximo de 160 caracteres. As imagens em suporte digital, a cores ou a preto e branco, deverão ser enviadas em formato JPEG, e captadas com uma resolução igual ou superior a 8 Mpx.
Consulte as normas do concurso na hiperligação que se segue: https://projetomarcasnahistoria.blogspot.com/p/normas-vamos-fotografar-o-nosso.html