Mensagem

Google Maps API key is required. Please update BT Property Component configuration.

Museu do Fogo e da Resina Print

Pública - Municipal 2 579 docs. 1644 visualizações

Property Description

O Museu do Fogo e da Resina, foi inaugurado a 19 de setembro de 2013, situando-se no centro histórico de Vila de Rei, no antigo edifício da Delegação Escolar, e Instituto Português da Juventude (IPJ), espaço adaptado para o museu.

Tem origem numa ampla reflexão que o Município de Vila de Rei fez, no sentido de dar a conhecer a ação do fogo na História deste território desde a antiguidade até aos nossos dias, visto que este concelho foi mártir dos fogos florestais, sobretudo com dois dos maiores incêndios ocorridos em Portugal entre 1986 e 2003, tendo este território renascido, aproveitando os acontecimentos históricos, como elementos de construção cultural e social. Neste novo espaço museológico o fogo é o que nos liga diretamente a toda esta viagem pela história de Vila de Rei.

O Museu alberga bens arqueológicos resultantes das escavações arqueológicas no Concelho. De todos os vestígios arqueológicos do concelho de Vila de Rei, o que assume mais expressividade é o registo de 52 conheiras relacionadas com a exploração aluvionar de ouro, apesar da cronologia destes vestígios levantar dúvidas, é certo que estas explorações são anteriores ao séc. XVIII.

A descrição que Plínio, o velho faz,  na sua História Natural, do processo de exploração aurífera no noroeste da Península Ibérica, leva alguns arqueológos a colocar a hipótese de algumas destas conheiras serem da época romana.

Neste Museu também é possível visitar uma coleção de caixas de fósforos, doação do Sr. António Maria Saraiva Dinis da Fonseca à Câmara Municipal de Vila de Rei. Natural de Coimbra, onde nasceu em 1928, ao longo da sua vida com muita paciência e engenho, reuniu 20.414 caixas de diversas origens e proveniências. Nesta coleção, podemos ver exemplares de antigas fábricas nacionais, como a Sociedade Nacional de Fósforos do Porto, a Fosforeira Portuguesa de Espinho, entre outras.  Alguns dos exemplares desta coleção datam do século XIX. O Museu integra também equipamentos e utensílios do oficio de resineiro, bem como uma Sala de Homenagem aos bombeiros.

• Localização Rua da Devesa, nº15, Vila de Rei
  • District Vila de Rei
  • City Vila de Rei
  • Country Portugal